
Dois irmãos, de 25 e 24 anos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil - DRPC, após uma ocorrência envolvendo uma briga e a apreensão de uma arma de pressão com características de modificação para calibre .22, na manhã de sábado, 5, em Guajará-Mirim - RO.
Por volta das 8h, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar foram acionados após uma denúncia anônima informar que estaria ocorrendo uma briga no Bar das Coleguinhas, localizado na Avenida Princesa Isabel, no bairro Próspero, e que um dos envolvidos estaria armado, aparentemente com uma espingarda.
Quando a equipe chegou ao estabelecimento, não havia mais nenhuma briga em andamento e o local estava fechado. Pessoas que estavam na via informaram aos policiais que um homem teria seguido em direção à Avenida Antônio Luiz de Macedo carregando uma arma de fogo nas mãos.
Durante o patrulhamento pelas imediações, os policiais localizaram, na Avenida Guaporé, nas proximidades da Avenida Antônio Luiz de Macedo, dois homens que eram irmãos. O ponto da abordagem ficava a aproximadamente 500 metros do estabelecimento onde teria ocorrido a discussão.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com o irmão de 25 anos uma arma de pressão, semelhante a uma espingarda, que apresentava características de ter sido modificada mediante perfuração do cano para utilização de munição calibre .22.
Questionado sobre a propriedade da arma, o irmão de 24 anos afirmou inicialmente que a espingarda pertenceria ao pai dos dois e seria utilizada para caça. O homem de 25 anos, por sua vez, declarou ser o proprietário do armamento.
O Jornal O MAMORÉ, apurou que durante a verificação, os policiais constataram que havia um projétil não deflagrado na câmara da arma. Também foram observados sinais de acionamento do mecanismo de disparo, indicando que o gatilho teria sido acionado, embora o projétil não tivesse sido deflagrado.
Segundo o relato dos irmãos, antes da abordagem um homem não identificado estaria de posse de uma faca e teria tentado golpear um deles. O outro irmão teria seguido o homem, enquanto o segundo teria ido até uma residência, onde pegou a arma posteriormente localizada, retornando em seguida para as proximidades do bar.
O terceiro envolvido na discussão não foi identificado até o encerramento do registro. Também não foi possível esclarecer se o gatilho da arma teria sido efetivamente acionado em direção ao homem citado pelos irmãos, circunstância que deverá ser apurada pela autoridade policial, inclusive por meio dos exames periciais necessários.
Diante da situação e do potencial risco à integridade física dos envolvidos e de terceiros, os dois irmãos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil para as providências legais cabíveis. A arma apreendida e o projétil encontrado na câmara também foram apresentados ao comissário de plantão. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.
Mín. 21° Máx. 30°



